A Escola Básica da Reixida vai receber o novo ano lectivo remodelada, com novos espaços, e quatro turmas.
O primeiro, segundo, terceiro e quarto ano, um total de 65 alunos, das escolas primárias das Cortes e Reixida, vão pela primeira vez ter aulas no mesmo espaço.

Antigamente as escolas leccionavam os quatro anos de escolaridade, por vezes juntando anos diferentes numa turma, por exemplo alunos do primeiro e do segundo numa sala.

Há poucos anos o processo foi alterado: juntaram os anos das duas escolas e dividiram duas turmas por cada escola, por exemplo primeiro e segundo ano numa escola e terceiro e quarto noutra.

Agora a mudança é maior e apenas possível graças à acção da Associação de Pais. Criaram um projecto de uma escola conjunta, concorreram ao Orçamento Participativo, recolheram votos e ganharam. Fizeram-se alguns ajustes funcionais e, assim que acabou o ano lectivo, arrancaram as obras. Destruiram-se paredes, construíram-se novas, remodelaram-se espaços e fizeram-se outros.

Um género de um “centro escolar” cortesense que já tem forma e que estará pronto a tempo do início do ano lectivo, a 15 de Setembro.

 

Vantagens reconhecidas

A Associação de Pais das Escolas da Freguesia das Cortes desenvolveu todo este trabalho em prol da freguesia e da qualidade da educação das crianças cortesenses. Numa tentativa de evitar o fecho das escolas e homogeneizar a educação, a solução encontrada foi juntar as duas escolas, a da Reixida e a das Cortes.

O edifício escolhido foi o das Portelas da Reixida por ser mais recente, ter mais condições, mais espaço e mais possibilidades de expandir.
Um “mudança benéfica que torna mais fácil o trabalho em conjunto para os professores e para as crianças”, defende o professor responsável pela escola, Ricardo Poças, que sublinha que “é muito bom em termos educativos”.

O desafio para este novo será “voltar a colocar o espaço como estava”.
A horta da escola murchou, alguns muros vão ter que ser pintados, e vão ter que se criar ritmos para uma nova escola, com novos métodos.
Ainda assim as perspectivas de professores, Associação de Pais, pais e alunos são muito positivas.

 

Quatro turmas
65 alunos vão ter aulas na Escola Básica n.º1 da Reixida.
O primeiro ano, que até ao fecho desta edição ainda não tinha professor atribuído, tem 16 alunos.
O segundo ano, leccionado por Ana Maia, tem 13 alunos.
O terceiro ano, leccionado por Ricardo Poças, tem 12 alunos. O quarto ano, leccionado por Célia Alves, tem 24 alunos.

 

Escola das Cortes vazia
As mudanças já foram feitas e pouco resta no edifício da antiga Escola Básica n.º 1 das Cortes. Tem mais de 80 anos, é propriedade da Câmara Municipal de Leiria e, apesar de não ter espaço para estacionamento e características de uma construção antiga, já foi alvo de várias intervenções e é espaçosa. Agora está vazia.


capamaio.jpg

Agenda de eventos

May 2018
Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

Assine o Jornal das Cortes AQUI!

Por apenas 15€ por mês (nacional) ou 25€ (estrangeiro)

manetaWEB.jpg