O Jornal das Cortes e a Delegação de Leiria do INATEL, promovem, no próximo dia 2 de Fevereiro de 2008, um colóquio sobre «Miguel Torga em Leiria».', 'Miguel Torga, pseudónimo de Adolfo Rocha, nasceu a 12 de Agosto de 1907, cumprindo-se este ano o primeiro centenário do seu nascimento. A partir do Verão de 1939, o médico e escritor exerceu otorrinolaringologia em Leiria, onde viveu e escreveu algumas das suas obras.
A 30 de Novembro desse ano, foi preso a mando de Salazar devido à publicação da obra «O Quarto Dia da Criação do Mundo». Nas mãos da PVDE, foi de imediato transferido para a cadeia do Aljube, onde permaneceu até 2 de Fevereiro de 1940, retornando a Leiria, onde se manteve até, pelo menos, 1941.
Este período foi um dos mais marcantes da vida do escritor, mas é também um dos menos conhecidos. Por isso, o Jornal das Cortes tem em publicação uma série de artigos que surgiram de uma investigação sobre a vida de Miguel Torga nesta cidade. É a partir desta iniciativa que ganha corpo a proposta de realização de um colóquio comemorativo, onde a memória de Torga em Leiria se actualizará junto dos leirienses e não só.
O programa está ainda em desenvolvimento, mas espera-se a participação da filha do escritor, Dr.ª Clara Rocha, entre outros investigadores da vida e obra torguiana. 


Capa_julho.jpg

Agenda de eventos

Assine o Jornal das Cortes AQUI!

Por apenas 15€ por mês (nacional) ou 25€ (estrangeiro)

geometriadomovelweb.jpg