A partir de agora, e até 2018, o tema da 1.ª Grande Guerra vai ser recorrente, com exposições, colóquios, livros, filmes, etc. Lembramos que, sobre este assunto, a freguesia das Cortes ostenta, na Senhora do Monte, um cruzeiro que foi o 1.º monumento erguido em Portugal aos mortos portugueses na Grande Guerra.

Quanto a exposições, na Biblioteca Municipal de Leiria, por exemplo, esteve patente ao público, de 1 a 22 de Novembro, uma subordinada ao tema “Portugal e a Grande Guerra”, organizada pela Câmara de Leiria e pela Biblioteca Nacional de Portugal, com a colaboração da Escola Secundária Francisco Rodrigues Lobo, da Delegação de Leiria da Liga dos Combatentes e do Regimento de Artilharia de Leiria. Muitos livros produzidos depois do conflito, alguns documentos e cópias de artigos de jornais e revistas constituíram o material exposto. A Dra. Ângela Pereira foi uma das guias no dia da abertura.

grande guerra

Depois, a 11 de Novembro, foi a vez de abrir ao público, na Escola Secundária Francisco Rodrigues Lobo, em Leiria, uma outra exposição do mesmo teor, sob o tema “Pedaços e despedaços da Grande Guerra 1914-1918”, organizada pela Direcção de História e Cultura Militar, com a colaboração do Exército, da Comissão para a evocação do centenário da Grande Guerra e, em especial, do Regimento de Artilharia de Leiria e da própria Escola. Esteve ali patente até finais de Novembro, acompanhada de um aparatoso canhão de artilharia, como se vê na foto. Em simultâneo, no dia da abertura, foi promovido um colóquio alusivo.

 

Descerrada lápide alusiva à data na Senhora do Monte

centenario grande guerra

O centenário da primeira Grande Guerra voltou a ser comemorado na Senhora do Monte, na manhã de 11 de Novembro. A cerimónia decorreu à semelhança dos anos anteriores, tendo sido também descerrada uma lápide alusiva à data.

No local esteve o Presidente da Liga dos Combatentes, Márcio Garcia, o representante das Cortes na União de Freguesias, Luís Gaspar, os vereadores da CM de Leiria, Gonçalo Lopes e Anabela Graça, o 2.º Comandante do Regimento de Artilharia n.º 4 e um Tenente Coronel e um Capitão do mesmo Regimento.


capa_abril.jpg

A edição em linha do Jornal das Cortes é actualizada a partir do dia 15 de cada mês.

 

Assine já o Jornal das Cortes ao clicar AQUI!

NÃO FALTE!

sra_monte.jpg

Agenda de eventos

manetaWEB.jpg