inauguracao

 

A nossa estimada colaboradora D. Alda Gonçalves acaba de lançar mais um livro, o que aconteceu no dia 24 de Janeiro último na Biblioteca Municipal de Leiria, como anunciámos. Tem por título “Os Leiríadas” (1.º volume), com 56 páginas, e é uma edição da autora, com produção da Folheto, de Leiria. A apresentar esteve o Prof. Saul Gomes. Desde 1984 que esta investigadora já publicou uma dúzia de livros, qual deles o mais importante, para além de trabalhos em jornais, entre os quais o nosso, estudos em revistas e comunicações em colóquios. Estes Leiríadas, como a autora escreve em verso na Introdução, são episódios conhecidos de uma certa camada etária, mais madura, pelo que é bom divulgá-los a fim de que não sejam esquecidos. Eis a sua explicação:

 

«São estórias conhecidas

As que aqui vou contar

Porventura já esquecidas

P’ra memórias avivar.

 

Não são estórias inventadas

A certeza podem ter

São coisas que aconteceram

Todas elas, podem crer.

 

São recortes do passado

Que aqui vão encontrar

Escritos com certo agrado

Meio sério, meio a brincar.»

 

São aqui evocados muitas pessoas e motivos, desde o Esteves e o Jacinto a Basílio Artur Pereira, ou do Panaça ao grupo dos Piaçás, e ainda o rio Lis e o castelo. Durante a sessão algumas pessoas deram o seu testemunho sobre a pessoa e a obra da autora, o que constituiu uma homenagem muito carinhosa num dia em que foi dado o seu nome a uma praceta de Leiria.

 

 

Homenagem da Câmara Municipal de Leiria

alda sales

Alda Sales Gonçalves é agora o nome de uma pacata praceta com uma grande palmeira, em Leiria, junto ao Arquivo Distrital e à Biblioteca Municipal. A homenagem da Câmara Municipal de Leiria traduziu-se num reconhecimento pelo trabalho feito pela investigadora Alda Sales Machado Gonçalves, de 88 anos, que é também historiadora, escritora e colaboradora do Jornal das Cortes.

O momento foi recebido com surpresa pela “D. Alda” – como é carinhosamente apelidada pelos amigos de longa data – antes do lançamento do seu novo livro, “Os Leiríadas”. Foi com um grande sorriso e palavras sentidas que agradeceu o gesto, de que “não estava à espera” e o qual acha muito gratificante “porque normalmente só são dados nomes [a locais] já depois das pessoas falecerem”.

O Presidente da Câmara Municipal de Leiria, Raúl Castro, agradeceu em nome de todos os que “tiveram o privilégio de poder trabalhar com a D. Alda na Câmara Municipal de Leiria” pela disponibilidade que sempre demonstrou e “por tudo o que deu não só aos leirienses, como à cidade”.

 

 


capaJulho.jpg

A edição em linha do Jornal das Cortes é actualizada a partir do dia 15 de cada mês.

 

Assine já o Jornal das Cortes ao clicar AQUI!

NÃO FALTE!

fONTES2017.jpg

Agenda de eventos

June 2017
Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
electrocortesWEB.jpg