visita

 

Aliar à cultura o melhor sabor gastronómico do concelho é o objectivo da Câmara Municipal de Leiria para os próximos meses, com o “Prove Leiria – património e gastronomia”.

A iniciativa, que começou o ano passado, foi retomada com o ingrediente extra da gastronomia a 21 de Março nas Cortes. Mais de vinte pessoas reuniram-se à hora marcada, debaixo da pimenteira da Quinta da Cerca, com o objectivo de conhecer os recantos do núcleo antigo do lugar com a ajuda da sabedoria do Carlos Fernandes e do MAPONE.

A maioria dos Cortesenses conhece as paragens obrigatórias do lugar, como a Quinta da Cerca, a Nora, as janelas manuelinas, a Rua do Beco, os solares da beira-rio - Casa de Charters de Almeida (edifício da junta), Afonso Lopes Vieira e José Lopes Vieira - a igreja da padroeira Nossa Senhora da Gaiola e a Casa-Museu João Soares, mas provavelmente o que não sabem são as histórias que estão por detrás daquelas paredes, apesar de as verem com regularidade.

 

Sabia, por exemplo, que para o poeta Afonso Lopes Vieira, as Cortes era “a terra das dores de cabeça”? Ou que já foram encontrados documentos em que a aldeia é apelidada de “lugar da Gaiola”? Já para não falar de uma versão diferente da lenda da capela da Senhora do Monte, da força do rio que era usada para produzir cereais, azeite e vinho, bem como as margens do mesmo que eram ocupadas por grandes solares, hoje na maioria ao abandono.

Mas nem só de histórias foi feita a manhã. Para dar balanço para subir até à igreja e abrir o apetite, foi feita uma paragem no interior do edifício da Junta, onde se provou vinho da empresa produtora da região, Vidigal Wines, com azeitona, morcela de arroz e broa a acompanhar.

A manhã terminou no restaurante “O Pião”, onde se deu protagonismo aos sabores da região como a fritada e as migas de couve com broa.

Este é um “casamento” entre “a riqueza do património com a diversidade da gastronomia”, que tem como objectivo atrair mais turistas à região e dar a conhecer o que de melhor há na zona. Neste contexto foi também desenvolvido um folheto, a ser distribuído, que contém um roteiro das Cortes com locais a visitar e uma lista de sítios onde comer e dormir, onde se pode ler que “as Cortes têm ao longo da sua história sido uma referência regional e nacional”.

Esta é uma organização da Câmara Municipal de Leiria e da União de Freguesias de Leiria, Pousos, Barreira e Cortes, que conta com o apoio da E.P.L., da Vidigal Wines e da Fundação Mário Soares – Casa-Museu João Soares.

O próximo passeio será à Judiaria de Leiria, a 16 de Maio. 

 

Veja todas as fotografias deste evento carregando AQUI.


capa_abril.jpg

A edição em linha do Jornal das Cortes é actualizada a partir do dia 15 de cada mês.

 

Assine já o Jornal das Cortes ao clicar AQUI!

NÃO FALTE!

Festa-Cortes_cartaz.jpg

Agenda de eventos

medicortesweb.jpg