Várias obras do autor cortesense estiveram patentes na Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira, Leiria, de 7 a 31 de Maio.

Esteve patente na Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira, em Leiria, de 7 a 31 de Maio, uma exposição retrospectiva da obra de Fernando Marques, de 82 anos, nosso conterrâneo a residir na Abadia. Este nosso amigo fez Belas-Artes – Escultura na Escola Superior de Belas Artes de Lisboa e é actualmente aposentado do Ensino Secundário.
Boa parte da sua vida foi passada em Angola, tendo retornado a Portugal na sequência da independência daquele território. Desde então, para além da docência, dedicou-se à produção artística, sobretudo escultura, dando, aliás, continuidade ao que já fazia em África.
É detentor de uma quantidade respeitável de obras escultóricas, patentes em grande parte da região centro do país, especialmente Leiria e Fátima, mas também, claro, em Angola. Fez, ao longo da vida, várias exposições de pintura (aguarela, óleo e acrílico), concebeu ilustrações para livros e jornais, criou painéis de azulejos, particulares e públicos, e produziu inúmeros vitrais, também particulares e públicos, muito especialmente para templos religiosos, designadamente, nos últimos tempos, para a igreja das Cortes.
Nesta exposição em Leiria, estiveram patentes várias obras da sua diversificada produção, com destaque para alguns gessos, que foram matriz de esculturas de grande envergadura, e alguma pintura. Alguns painéis distribuídos pela exposição davam conta da história artística de Fernando Marques, reproduzindo fotografias de variadíssimos trabalhos e atestando a sua versatilidade, constante ao longo de mais de oito décadas de vida.
Esta exposição constitui, em nossa opinião, um tributo da cidade de Leiria a este artista seu natural (nasceu perto do castelo), pela sua obra em geral e pela que enobrece a cidade. A própria escultura em miniatura que a Câmara usa para galardoar os seus concidadãos é um trabalho de Fernando Marques. A atestar tudo isso, refiramos que Fernando Marques recebeu no dia 22 de Maio último, dia da Cidade de Leiria, a Medalha de Bronze pela sua carreira artística e obra emblemática. Está, pois, de parabéns. 


capaJulho.jpg

A edição em linha do Jornal das Cortes é actualizada a partir do dia 15 de cada mês.

 

Assine já o Jornal das Cortes ao clicar AQUI!

NÃO FALTE!

fONTES2017.jpg

Agenda de eventos

July 2017
Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
FARMACIACASTELAweb.jpg