Em outubro, a Casa-Museu João Soares realizou a XVª edição do festival de teatro para a infância “Viver Teatro aos Domingos” nos dias 9, 16, 23 e 30.

Este ano, e antecedendo os espetáculos, foi igualmente realizada a iniciativa “No jardim há…” que pretendeu proporcionar oficinas diversas inspiradas nas peças de teatro que subiam ao palco.
Assim, no domingo dia 9, as letras esconderam-se pelo jardim à espera de serem descobertas pelas crianças, antes da chegada do rei que a companhia Pandora Teatro trouxe com a peça “O Rei que comia histórias”. De forma divertida, este espetáculo pretendeu realçar a importância da leitura e o valor do conhecimento.
No domingo seguinte, no jardim houve origamis divertidos de gatos e ratos realizados pelas crianças. Nesse dia, foi a vez do Teatro e Marionetas Mandrágora de subir ao palco com a peça “História de um gato e de um rato que se tornaram amigos”, a partir do texto de Luís Sepúlveda. Este espetáculo contou-nos a história da amizade entre Mix, um gato que se sente sozinho e a envelhecer e Mex, um rato medroso e charlatão!
No domingo 23, a atividade “No jardim há” convidou os meninos presentes a pintar uma lagarta, que, com a participação de todos, acabou por ser uma lagarta gigante. Nesse dia, recebemos uma companhia leiriense – TASE (Teatro de Animação de Santa Eufémia) com a peça “A Lagarta refinada” que vive numa maçã cobiçada por outros animais onde todos se querem refugiar quando o inverno está a chegar.
Para encerrar a programação, no último domingo dia 30 de outubro, a atividade “No jardim há…” teve a colaboração da escritora e ilustradora Nídia Nair que proporcionou um jogo de pistas, espalhadas pelo jardim, dos livros da sua autoria. De seguida, o Teatro Bocage apresentou a peça “A Verdadeira história da lebre e da tartaruga” onde finalmente se descobre o motivo da derrota da lebre, numa corrida que parecia já ganha.
Os espetáculos encantaram as crianças e respetivas famílias pela qualidade das histórias, da encenação e dos atores, proporcionando tardes de outubro divertidas e lúdicas.
A XVª edição do Festival “Viver Teatro aos Domingos” e as oficinas “No Jardim há…” tiveram os apoios do Município de Leiria e da Fundação EDP.


capa_abril.jpg

A edição em linha do Jornal das Cortes é actualizada a partir do dia 15 de cada mês.

 

Assine já o Jornal das Cortes ao clicar AQUI!

NÃO FALTE!

Reixida_bicicletas.jpg

Agenda de eventos

m_tenda.jpg