Encontro Internacional de Filarmonicas

A Sociedade Artística e Musical Cortesense promoveu, pela terceira vez, um encontro de filarmónicas que primou pela partilha e animação. Cortes voltou a ser palco para o Encontro Internacional de Filarmónicas, que este ano contou com a presença da Filarmónica de S. Cristóvão, da Caranguejeira, e da Banda Xuvenil Xinzo, de Espanha. 

Os espanhóis, maioritariamente jovens, chegaram a terras lusas na sexta-feira e só tinham regresso marcado para o final do dia de domingo.Como convidados de honra, tiveram o privilégio de poder conhecer a cidade do Lis, mas também os lugares da freguesia onde este nasce. A receção foi feita na Câmara Municipal de Leiria, onde foram entregues algumas lembrança, que se fez seguir de um jantar convívio. 

O verdadeiro encontro das bandas, já oficial e repleto de formalidades, aconteceu no sábado por volta das 19 horas, como estava agendado, à frente da sede da banda anfitriã. Deu-se a apresentação de cada grupo e colocou-se tudo a postos para marchar até ao largo da antiga adega cooperativa das cortes. 

Já no local do encontro, as filarmónicas tocaram os respetivos hinos nacionais, enquanto as bandeiras de cada país representado foram hasteadas, para se juntarem no alto com a bandeira da Filarmónica das Cortes e a da União Europeia.
Foi já com a barriga cheia e a conversa posta em dia que os músicos cortesenses fizeram as honras da casa ao abrir o concerto com algumas músicas. E, logo que a filarmónica portuguesa convidada saiu do palco, foi a vez dos espanhóis fecharem a noite em grande, mostrando algumas diferenças entre os países e provando estar à altura do convite e das espectativas.
Um evento que contou com o apoio de várias entidades: Câmaras Municipais de Leiria e da Marinha Grande, da Freguesia da União de Freguesias de Leiria, Pousos, Barreira e Cortes e ainda do Turismo Centro de Portugal. Durante a noite várias das entidades anteriormente referidas fizeram-se representar, bem como a Confederação Musical Portuguesa, algumas filarmónicas vizinhas e as associações locais.
É ainda de destacar um agradecimento aos restaurantes que colaboraram com a organização: Tasca do Rogério, O Maneta, O Canário e as 3 Marias.

 

Leia esta notícia na íntegra na edição número 322 do Jornal das Cortes, de 6 de Setembro de 2014. 


capaJulho.jpg

A edição em linha do Jornal das Cortes é actualizada a partir do dia 15 de cada mês.

 

Assine já o Jornal das Cortes ao clicar AQUI!

NÃO FALTE!

fONTES2017.jpg

Agenda de eventos

June 2017
Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
manetaWEB.jpg