ferias de verao na casa museu

Decorreu de 30 de junho a 25 de julho, mais uma edição do programa de ocupação de tempos livres, “Biblioteca de Verão”, este ano com o título “Jardins de Sabores”.

Dedicada ao tema da culinária, a 18º edição contou com a participação de 80 crianças entre os 6 e os 12 anos que tiveram a oportunidade de descobrir a gastronomia e os seus sabores, revelando igualmente os seus pratos favoritos.

 

As atividades realizadas procuraram promover a importância de uma alimentação saudável e equilibrada para preservar a saúde e bem-estar. Ao longo de um mês os participantes realizaram trabalhos manuais relacionados com a temática, promovendo igualmente a criatividade. Assim, cada criança decorou um avental para cozinhar, uma colher de pau para misturar, um copo para guardar os utensílios culinários e claro um chapéu digno de um verdadeiro chefe! Além disso, tiveram a oportunidade de confecionar diversas iguarias para saborear, tais como gelados, salame, espetada de frutas, crepes e sumos naturais.

Desde 1997 que este projeto pretende igualmente valorizar o gosto pela leitura, destacando também a importância das brincadeiras, enquanto atividades espontâneas e auto-recreativas que o jardim da Casa-Museu tão bem pode acolher: brincar, correr, pintar, pescar, jogar à bola, às cartas, às escondidas, saltar à corda são algumas das brincadeiras prediletas!

Como habitualmente, este projeto termina com a Festa final no dia 30 de julho, juntado as crianças, pais, familiares, amigos e colaboradores num serão repleto de alegria, onde as crianças mostram os trabalhos realizados durante este mês de atividades.

A Casa-Museu João Soares agradece os patrocínios da Agricortes e da Americana Papelaria e ainda os apoios da Câmara Municipal de Leiria, da União de Freguesias de Leiria, Pousos, Barreira e Cortes, da Fundação EDP e da Sumol+Compal. O equipamento de sonorização esteve a cargo de Tomaz Alves e Clara Silva, que continuam a apoiar o projeto permitindo que a festa final se realize com as melhores condições de áudio.

A equipa do projeto pretende igualmente agradecer o empenho e colaboração dos cerca de 30 monitores voluntários, que durante estas quatro semanas, tornaram possível a concretização de todas as atividades. Este ano contámos com um apoio especial da jovem Ângela Jacinto que planificou, organizou e executou as atividades principais do “Biblioteca de Verão”. Depois de ter passado na Casa-Museu enquanto estagiária em 2011, o gosto e o carinho por este projeto motivou-a e, ao longo de um mês, confirmou o sentido de responsabilidade e o profissionalismo que a equipa já lhe reconhecia e que gostaríamos de destacar.

Para todos que ajudaram e para ela em especial, expressamos o nosso obrigado!


capa_abril.jpg

A edição em linha do Jornal das Cortes é actualizada a partir do dia 15 de cada mês.

 

Assine já o Jornal das Cortes ao clicar AQUI!

NÃO FALTE!

sra_monte.jpg

Agenda de eventos

electrocortesWEB.jpg