Ao longo do ano letivo, os Serviços Educativos da Casa-Museu João Soares organizam atividades relacionadas com a promoção da leitura e de diversos dias temáticos em parceria com as escolas e jardins de infância das Cortes e da Reixida. Sob a designação de I.S.B.N. (Itinerâncias e Sonhos no Baú das Narrativas), esses encontros quinzenais dinamizam as histórias adequadas a cada ano de escolaridade, selecionadas a partir da lista do Plano Nacional de Leitura e da lista de Educação Literária. Para além da animação de leitura, cada turma dispõe de um baú com livros da coleção da Biblioteca da Casa-Museu.

Em 2013, a antiga diretora da Casa-Museu e atual responsável pelo Núcleo de Educação do MINOM (Movimento Internacional para uma Nova Museologia), Dra. Ana Mercedes Stoffel convidou a Casa-Museu João Soares, o Museu da Comunidade Concelhia da Batalha e o Museu do Traje de São Brás de Alportel para iniciar um novo projeto destinado às turmas do 3º ou 4º ano de escolaridade. Designado de Heróis do Museu, este projeto integra-se nos encontros quinzenais e pretende sensibilizar os mais novos para a importância do Património e da História, abordando o papel que os museus têm na comunidade onde se inserem. Este conjunto de atividades decorre em simultâneo nos vários museus mencionados. No início de cada ano letivo, a turma selecionada responde a um questionário com a seguinte pergunta: “O que é para ti um museu?”. Dada a colaboração que se tem mantido ao longo dos anos com as escolas no âmbito da promoção da Leitura, as respostas a esta questão descrevem um museu como uma casa de livros e de leitura, onde também participam em oficinas de trabalhos manuais. Ora, este projeto tem vindo a introduzir novas perspetivas e aspetos relevantes, salientando igualmente os museus da nossa região.

Neste sentido, no passado dia 17 de novembro, a turma do 4º ano da Escola EB Cortes foi convidada para um encontro na Casa-Museu João Soares, onde assistiram a uma apresentação sobre o percurso de vida de João Soares, político e pedagogo durante a Primeira República, e sobre a recuperação da casa e respetiva transformação em Casa-Museu.


capa_nov.jpg

A edição em linha do Jornal das Cortes é actualizada a partir do dia 15 de cada mês.

 

Assine já o Jornal das Cortes ao clicar AQUI!

NÃO FALTE!

Sem imagens

Agenda de eventos

December 2017
Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
manetaWEB.jpg