act fisica

Para quê?

Qual a importância?

É fundamental?

Descubra tudo

clicando em "Continuar".


Mesmo na ausência de doença, com o avanço da idade, ocorre a deterioração estrutural e funcional na maioria dos sistemas fisiológicos. Essas mudanças fisiológicas relacionadas com idade afetam uma vasta gama de tecidos, órgãos e funções, que cumulativamente, podem ter impacto nas atividades de vida diária (AVD´s) e na independência física dos idosos, tais como declínios na capacidade respiratória máxima e no desempenho dos músculos esqueléticos.
O envelhecimento da população é um dos fenómenos demográficos mais preocupantes nas sociedades modernas. Portugal está a tornar-se num país cada vez mais envelhecido devido à diminuição dos nascimentos e ao aumento da esperança média de vida.

Para quê actividade física para idosos?
Uma vez que o processo de envelhecimento é algo inevitável e inerente a todos os indivíduos, importa atenuar muitos dos seus efeitos adversos. A atividade física, seja ela de que tipo for, revela ser o melhor remédio para a velhice, surgindo portanto, a necessidade de oferecer à população idosa estímulos de natureza física, emocional, social e intelectual.
A actividade física permite ao idoso desenvolver uma atitude positiva e dinâmica quanto à sua saúde e bem-estar físico e mental, sem aumentar o risco de mortalidade. Esta permite a gestão de uma doença crónica já existente e/ou a protecção da saúde relativamente a doenças cardiovasculares, diabetes mellitus tipo 2, osteoporose, obesidade, ansiedade, depressão e desempenho cognitivo, apresentando como finalidade máxima a melhoria da qualidade de vida.

Melhora a qualidade de vida?
O conceito de Qualidade de Vida (QV) varia de geração em geração, entre faixas etárias, de indivíduo para indivíduo. Uma vez que esta fase da vida se encontra associada a perdas, incapacidade e dependência, os aspetos que têm a ver com a saúde, a condição física e a vitalidade são muito significativos para a qualidade de vida dos idosos, influenciando assim a sua expetativa de vida.
Apesar da atividade física não conseguir parar o processo de envelhecimento biológico, há evidências de que esta pode minimizar os efeitos fisiológicos de um estilo de vida sedentário e aumentar de uma forma ativa a expetativa de vida. Existem também evidências sobre os benefícios psicológicos e cognitivos provenientes da participação dos idosos na atividade física.
Cuide de si e da sua saúde!


capa_marc.jpg

A edição em linha do Jornal das Cortes é actualizada a partir do dia 15 de cada mês.

 

Assine já o Jornal das Cortes ao clicar AQUI!

NÃO FALTE!

PPEBREIXIDA.jpg

Agenda de eventos

March 2017
Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
manetaWEB.jpg