O Magusto na Escola da Reixida

Todos sabemos, que no dia 11 de novembro, se comemora a festa de S.Martinho, que é quando se fazem os magustos. Comem-se castanhas assadas ou cozidas.
Neste mesmo dia, na Escola de Reixida, festejámos o S.Martinho e fizemos o magusto, e os meninos da Pré- escola de Reixida, também vieram festejar este dia importante connosco.
A auxiliar e os professores acenderam a fogueira no campo de futebol. Depois assaram-se as castanhas e tiraram- se da fogueira, assadinhas e quentinhas! Depois comemo-las, e estavam saborosas! Para guardar as castanhas, utilizámos pacotes de leite. Estamos sempre a reciclar! No final e com a barriguinha cheia, acendeu-se de novo a fogueira e em fila saltámo-la.
No princípio, a fogueira estava bem grande, acreditem que só os mais corajosos é que a conseguiram saltar.
No final todos acabaram por saltar. À tarde fizemos o reconto da lenda de S. Martinho e apresentámos os nossos trabalhos aos colegas e depois fizemos um sorteio de dois trabalhos para se publicarem no nosso cantinho do jornal.
Foi um bom dia de convívio e muita diversão. Adorámos!

Os alunos do 3.°ano EB1 Reixida

 

O Magusto na Escola das Cortes

No passado dia onze de novembro comemorámos o S. Martinho na EB1 de Cortes.
Durante o período da manhã, ouvimos a lenda de S. Martinho num Power Point para nos relembrarmos da história e perceber porque é que nesta altura temos uns dias lindos e mais quentes: é o Verão de S. Martinho!
Depois, fizemos trabalhos alusivos a este dia. Começámos a decorar o nosso cartuxo que foi feito com os nossos pacotes de leite e enfeitado com castanhas de cartolina que decorámos ao nosso gosto.
Na parte da tarde juntámo-nos com os meninos do 1º ano no campo de futebol para começar o nosso magusto.
As professoras, a D. Paula e a avó da Francisca, que nos veio dar uma ajuda, colocaram no chão um monte de caruma e paus pequeninos, as castanhas por cima e depois outra camada de caruma e lenha. Por fim, acendeu-se a fogueira e nós sentámo-nos todos à volta dela, à espera que ficassem assadas para as podermos comer.
No final, as professoras distribuíram as castanhas pelos nossos cartuxos e iam-nos “enfarruscando” as nossas caras.
Depois de comer fomos brincar e alguns de nós ainda saltaram a fogueira.
Foi um dia muito divertido!


Os alunos do 4.º ano EB1 Cortes

 

A lenda:
Verão de S. Martinho

No dia onze de novembro, um soldado romano chamado Martinho seguia montado no seu cavalo. Estava a chover e a fazer frio. Nesse dia, o Martinho encontrou um mendigo a pedir esmola só com um pano a tapar o corpo. O Martinho tirou a capa e com a espada cortou-a ao meio e deu metade ao mendigo. O jesus, muito feliz com o que Martinho tinha feito, fez com que o dia ficasse com um sol radioso e quente e foi assim todos os anos nesta altura.
Leonor Moreira, 2.º ano – EB1 de Reixida


Era uma vez, um rapaz chamado Martinho.
O seu pai era imperador.
Um dia, tiveram de se mudar para Pavia, e numa tarde, já em Pavia, Martinho brincava com o seu pião, quando, de repente, se levantou uma grande tempestade.
Martinho, refugiou-se numa igreja, onde estava um bispo a contar histórias de Jesus. Depois, ele e os seus amigos tentaram viver como Santos, comendo raízes e frutos silvestres. Mas um dia, comeram cogumelos venenosos por engano e adoeceram gravemente, por sorte apareceu o bispo que os salvou com leite.
Foi então ter com o pai, e este disse-lhe que já estava preparado para ser guerreiro.
Num dia de fortes tempestades, no caminho para casa, encontrou um mendigo magro a tremer de frio. Martinho ficou com o coração partido, ao vê-lo, desceu do cavalo. Decidiu então cortar a sua capa ao meio, dando a outra metade ao pobre mendigo.
De repente, a tempestade parou e no céu apareceu um bonito sol brilhante. Isto, porque Martinho fez uma boa ação.
O mendigo agradeceu a Martinho, e este foi-se embora no seu cavalinho.
E assim se comemora o Verão de São Martinho, no dia 11 de novembro.
Joana Lobo, 3.ºano – EB1 Reixida

 


capa_abril.jpg

A edição em linha do Jornal das Cortes é actualizada a partir do dia 15 de cada mês.

 

Assine já o Jornal das Cortes ao clicar AQUI!

NÃO FALTE!

Reixida_bicicletas.jpg

Agenda de eventos

May 2017
Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
electrocortesWEB.jpg