No dia seis de Janeiro estivemos a fazer as coroas e a decorá-las para comemorar o Dia de Reis e, para mais tarde, irmos cantar as janeiras às pessoas da Reixida e aos meninos da pré-escola, desejando um bom ano. Para que tudo corresse bem, ensaiámos muitas vezes a canção nas aulas de Expressão Musical e também com os nossos professores da turma. No dia quinze de janeiro, quando estava a fazer sol, aproveitámos esse dia e fomos espalhar alegria, cantando as janeiras ao povo da Reixida. 
Cantámos as janeiras aos meninos da pré e eles ficaram muito contentes e, além disso, a educadora Olinda ainda ofereceu bolachas a todos nós. Depois fomos pelas ruas e cantámos a pessoas que não conhecíamos de lado nenhum, mas que andavam a vaguear pelos caminhos apertados e rodeados de casas, campos e hortas. Batemos em algumas portas, para desejar um Bom Ano Novo. Fomos a uma companhia de seguros, aos avós da Laura, aos avós do Afonso, ao senhor Artur e a outras pessoas que desconhecíamos o nome.
Regressámos à escola com a saca cheia de bombons e algum dinheiro e, depois disto tudo, descobrimos que quando distribuímos paz e amor, recebemos muita alegria dos outros e, por isso, aproveitamos também para desejar a todos os leitores um Feliz Ano Novo.


EB1 Reixida

 

 

Cantar as janeiras
Pelo Ano Novo
É manter bem vivas
Tradições do povo.

Casa a casa vamos
Ao romper do dia
Cantar as janeiras
Com muita alegria.


E quem nos recebe
Dá-nos um presente
E nós desejamos 
Paz para toda a gente.

EB1 Reixida

 

No dia 6 de janeiro, as turmas do 1.º ano em conjunto com os do 4.º da EB1 de Cortes estiveram a relembrar o nome dos Reis Magos, de que zonas do mundo vieram para Adorar o Menino e os respetivos presentes que cada um lhe levou.
Descobriram que em alguns países como a Espanha realizam uma grande festa e que é só neste dia é que as crianças e adultos abrem os presentes.
Ouviram atentamente a tradição do bolo-rei que é o doce mais apreciado nesta altura. Só é pena que atualmente o bolo não traga nem a fava nem o brinde que as professoras tanto falaram. Para completar o dia os alunos recortaram e decoraram a sua coroa. Ficámos mesmo janotas!
Os alunos do 4.º ano falaram-nos das janeiras e para que serviam. Nós nunca tínhamos ouvido nem cantado as janeiras. Fomos treinando a música que os meninos mais velhos nos ensinaram. Mas como o tempo não nos deixou sair à rua (choveu intensamente), este ano não pudemos desejar um Bom Ano 2016 de porta em porta.
Por isso nós, a turma do 1.º ano, desejamos a todas as pessoas um Bom Ano através do Jornal das Cortes!
EB1 Cortes


capa_nov.jpg

A edição em linha do Jornal das Cortes é actualizada a partir do dia 15 de cada mês.

 

Assine já o Jornal das Cortes ao clicar AQUI!

NÃO FALTE!

Sem imagens

Agenda de eventos

December 2017
Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
letraselivrosWEB.jpg