A Semana da Leitura, de 14 a 18 de Março, foi comemorada nas escolas da freguesia... com muitos livros, leituras e actividades.

Os livros são uma grande janela para a formação em todos os sentidos. O importante é ter claro que os livros são primordiais, mas o ato de ler, se possível todos os dias, é o que levará os alunos a este cantinho tão agradável que é a aventura do saber, do conhecer e do descobrir. Os livros enriquecem os alunos e levam-nos a mergulhar em aventuras, histórias e em riquíssimas informações.

Por todos estes motivos e de forma a estimular e fomentar o gosto pela leitura, realizou-se na escola da Reixida a Semana da Leitura, que decorreu de 14 a 18 de março. A semana iniciou com um “assalto” à escola, por parte dos encarregados de educação. Este “assalto” consistiu na presença de um ou dois encarregados de educação na sala de aula, com o intuito de lerem uma história infantil aos presentes. Os alunos aderiram muito bem a esta iniciativa, ouviram com atenção e interesse o que lhes tinham para contar, estimulando e fomentando o gosto pela leitura.
Ao longo desta semana, as crianças também partilharam livros entre elas, os quais são importantes na descoberta de novos caminhos e horizontes.
Ainda no âmbito das atividades da Semana da Leitura, os alunos da EB1 deslocaram-se ao Jardim de Infância da Reixida com o objetivo de contarem eles próprios um conto aos seus pares mais novos. Esta atividade constou de uma leitura pelos alunos do 2°ano, do livro “História do Pedrito Coelho”. A leitura foi efetuada em conjunto por todo o grupo da turma, para as crianças da Pré, para que no final, os mais novos pudessem descobrir por eles próprios qual a lição de vida esta história ensinava.
Por outro lado, os alunos do 3°ano leram a fábula “O lobo e os sete cabritinhos”, acompanhada com instrumentos musicais. Em seguida resumiram a fábula acompanhada de imagens e, por fim, as crianças do Jardim de Infância foram caçar as personagens da fábula, que se encontravam escondidas no jardim.
Esta atividade foi para ambos os ciclos um ótimo convívio, uma vez que os alunos do Jardim de Infância receberam os colegas, irmãos ou amigos com expetativa e apresentando um comportamento adequado à situação. O mesmo aconteceu com os alunos do 1°ciclo, que demonstraram responsabilidade e uma atitude muito adequada. Concretizaram a ação com empenho e organização, o que contribuiu para uma melhor integração e enriquecimento de vivências e partilha de saberes entre as crianças.
No final da semana ainda contámos com a amabilíssima presença da professora Maria Vieira que, apesar de estar aposentada, ainda mantém um gosto enorme em contar histórias às crianças, brindando-as com alguns contos tradicionais de António Mota. Desta forma, todos se despediram com a barriga cheia de histórias e com o desejo de voltar a repetir momentos como este.

EB1 Reixida - 2.º ano

 

A semana da leitura no Jardim de Infância de Reixida contou a presença da equipa da biblioteca, da casa Museu João Soares, através da apresentação de um teatro de fantoches, cujo tema: “Picasso & Van Gogh – Mexe esse rabo gordo, pá”, de Álvaro de Magalhães. A exploração da história foi realizada através de uma atividade relacionada com a Arte. A arte segundo Metesse, utilizando a técnica da colagem.
Contou ainda, com a visita dos alunos do 2º ano, do 1º CEB de Reixida, com a leitura em grupo de uma história: “História do Pedrito Coelho”, de Beatrix Potter.
A sessão de leitura decorreu de forma muito agradável. Os alunos do 2º ano foram expressivos na entoação a dar, captando assim a atenção das crianças do Jardim de Infância.
Para terminar, recebemos ainda a visita dos alunos do 3º ano, do 1º CEB, de Reixida, com a leitura da fábula: “A cabra e os sete cabritinhos”, acompanhada de instrumentos musicais. A cada personagem foi atribuído um som. A fábula foi contada e explorada de forma criativa, prendendo a atenção das crianças do princípio ao fim. Foi ainda realizado um jogo no exterior, designado: a caça às personagens.
A semana da leitura foi assim vivenciada, com a expetativa, a curiosidade e o interesse que as crianças desta faixa etária têm pelas histórias, pela leitura e pelo gosto em aprender cada vez mais.

JI Reixida


capaJulho.jpg

A edição em linha do Jornal das Cortes é actualizada a partir do dia 15 de cada mês.

 

Assine já o Jornal das Cortes ao clicar AQUI!

NÃO FALTE!

fONTES2017.jpg

Agenda de eventos

August 2017
Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
letraselivrosWEB.jpg