Sabe o que é, como se deteta ou trata?
Clique para ficar a saber!

A bursa – ou bolsa sinovial – é uma estrutura cheia de líquido localizado entre um tendão e a pele ou entre um tendão e o osso, cuja função é o auxílio no deslizamento dos tecidos e sua nutrição. Quando ocorre uma inflamação dessa bolsa que protege a articulação e o osso (bursa), estamos perante uma Bursite.
A ocorrência desta patologia é mais comum nos ombros, cotovelos e na anca. Mas outras regiões também podem ser acometidas pela Bursite, como joelhos e calcanhares.

 

Causas da Bursite
Normalmente, a Bursite ocorre próximo das articulações que realizam movimentos repetitivos. Logo, uma das principais causas para o seu surgimento consiste nos movimentos de repetição. Além do uso excessivo das articulações, outros factores também podem contribuir para o surgimento da Bursite, tais como: traumas ortopédicos, infecções, lesões por esforço, artrite e gota. Ainda que qualquer pessoa possa desenvolver a doença, a ocorrência da Bursite torna-se mais comum com o envelhecimento.

 

Sintomas da Bursite
Os principais sintomas incluem:
– Dores nas articulações;
– Sensibilidade na região ao redor da articulação afetada;
– Rigidez;
– Inchaços ou vermelhidão na articulação;
– Pode causar restrição de movimentos.

 

Tratamento para a Bursite
O primeiro passo para tratar a Bursite será recorrer a estratégias que controlem a inflamação, como tal será necessário a colocação de gelo. Numa fase seguinte, a Fisioterapia auxilia no tratamento ao oferecer exercícios de fortalecimento dos músculos da área afetada, com o objetivo de aliviar a dor e atuar na prevenção da reincidência da patologia. As técnicas utilizadas são responsáveis por aumentar a mobilidade da articulação afetada e alongar músculos para melhorar sua função.
Após o tratamento fisioterapêutico – realizado sob a supervisão de um profissional da área – é fundamental que o paciente continue algum tipo de atividade física com o objetivo de manter a articulação hidratada e a musculatura fortalecida, evitando novos quadros de Bursite.

 

Prevenindo a Bursite:
– Evite movimentos repetitivos ou faça pausas regulares durante a realização;
– Mantenha sempre uma boa postura corporal ao exercer atividades do dia-a-dia;
– Pratique exercícios físicos e alongamentos antes de iniciá-los (qualquer exercício novo deve ser começado lentamente e, aos poucos, iniciar a intensificação).


capaJulho.jpg

A edição em linha do Jornal das Cortes é actualizada a partir do dia 15 de cada mês.

 

Assine já o Jornal das Cortes ao clicar AQUI!

NÃO FALTE!

fONTES2017.jpg

Agenda de eventos

July 2017
Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
FARMACIACASTELAweb.jpg