As crianças dos Jardins de Infância das Cortes visitaram a Fábrica Ciência Viva. Ficam os testemunhos.

 

Na concretização do plano de atividades, as crianças do Jardim de Infância de Cortes e da Reixida, visitaram a fábrica Ciência Viva em Aveiro, onde participaram nos ateliers de elaboração de pasta de dentes e biscoitos geométricos. 

No laboratório aprendemos as funções da pasta de dentes e como se faz:

1- Antibacteriana: com as ervas tomilho e salva faz-se uma infusão que mata as bactérias. Depois côa-se a infusão. 

2- Limpeza: junta-se caulino que tem um efeito abrasivo, limpa os dentes retirando os restos de alimentos, e mistura-se até dar consistência. 

3- Dar um hálito fresco: junta-se gotas de óleo essencial de anis e de hortelã-pimenta, que além de dar um bom hálito à boca, também é antisséptico e desinfetante, e mistura-se. E para ficar às cores junta-se corante alimentar. Está a pasta feita e pronta a usar.
Relembrámos que devemos lavar os dentes todos os dias, duas ou três vezes, depois do pequeno-almoço, do almoço (quando estamos em casa) e à noite antes de deitar para manter a boca limpa e saudável.

De seguida passámos pela cozinha onde explorámos as formas geométricas, os seus lados e os vértices. 

Lavámos as mãos, pusemos o avental e juntámos os ingredientes para fazer os biscoitos. Almoçámos no jardim de Aveiro.

JI das Cortes

 

 

O grupo de crianças do Jardim de Infância de Aveiro fez uma visita de estudo à Fábrica Centro da Ciência Viva em Aveiro, com vista à participação nos ateliers de ciência: nomeadamente na confeção de Biscoitos Geométricos e na elaboração de pasta de dentes.

O primeiro atelier teve como objetivo a exploração da matemática ao nível das formas geométricas através da confeção de biscoitos geométricos, explorando assim as forma. O segundo, mais ao nível da realização da experiência. Através de diversos materiais as crianças elaboram pasta de dentes.

Por fim as crianças tiveram a oportunidade de comer os biscoitos que fizeram e de lavar os dentes no Jardim de Infância.

A Visita de estudo correu de forma positiva.

As crianças tiveram a oportunidade de conhecer um espaço diferente onde puderam realizar experiências, ver os resultados e de os utilizar de forma concreta, saboreando os biscoitos e lavando os dentes com a pasta que fizeram.
Assim foi passada uma manhã a aprender através da ciência.

JI da Reixida


capaJulho.jpg

A edição em linha do Jornal das Cortes é actualizada a partir do dia 15 de cada mês.

 

Assine já o Jornal das Cortes ao clicar AQUI!

NÃO FALTE!

fONTES2017.jpg

Agenda de eventos

August 2017
Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
electrocortesWEB.jpg