Entramos no Tempo do Advento. Tempo único na caminhada do ano litúrgico, em que a esperança anima a fé e nos encaminha a celebração festiva e verdadeira do Natal. A esperança é conduzida pela atitude vigilante que este tempo nos propõe. E a vigilância, por sua vez, traduz-se em gestos de conversão e até de penitência.
Nem sempre temos consciência deste sentido penitencial próprio do Advento; mas efetivamente este é um tempo de penitência e de conversão. Aliás, só um coração convertido, um “coração novo”, feito de carne, como diz a liturgia, poderá perceber, compreender e viver de forma genuína a festa do Natal.
É cada vez mais impressionante como as pessoas vivem a festa do Natal, desligando-a da celebração que ela efetivamente traduz: a encarnação de Deus. A mentalidade profana e a sociedade mercantil em que vivemos pretendem fazer do Natal uma festa da família, ou uma comemoração aniversaria, ou simplesmente uma festa da solidariedade. Mas a verdade é que o natal é mais, muito mais que tudo isso.
A encarnação de Deus é um mistério e um acontecimento único, grande demais para ser esquecido ou ignorado. Afinal de contas, Deus, o nosso Deus, criador de todas as coisas, fez-se homem e habitou entre nós. Mais até que a simplicidade do presépio e do ambiente humilde em que é representado o acontecimento, devemos destacar o acontecimento em si mesmo. Tenha acontecido da forma e na data em que imaginamos ou não, a verdade está no acontecimento em si mesmo: Deus habitou entre nós.
Para receber e acolher tão ilustre presença no meio de nós, é urgente “vestir o fato novo”, e por isso a conversão do coração. Não desperdicemos esta tão bela oportunidade de nos encontramos com Deus de rosto limpo e alma purificada. No dia 11 de Dezembro teremos um especial momento para esta conversão com a Celebração penitencial que acontecerá às 21h00 na igreja paroquial. Na continuação da mesma, no dia 24 às 23 horas celebraremos a chegada de Deus entre nós.
Celebre o Natal! Mas celebre bem.


capa_abril.jpg

A edição em linha do Jornal das Cortes é actualizada a partir do dia 15 de cada mês.

 

Assine já o Jornal das Cortes ao clicar AQUI!

NÃO FALTE!

Reixida_bicicletas.jpg

Agenda de eventos

May 2017
Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
medicortesweb.jpg