Entramos no Tempo do Advento. Tempo único na caminhada do ano litúrgico, em que a esperança anima a fé e nos encaminha a celebração festiva e verdadeira do Natal. A esperança é conduzida pela atitude vigilante que este tempo nos propõe. E a vigilância, por sua vez, traduz-se em gestos de conversão e até de penitência.
Nem sempre temos consciência deste sentido penitencial próprio do Advento; mas efetivamente este é um tempo de penitência e de conversão. Aliás, só um coração convertido, um “coração novo”, feito de carne, como diz a liturgia, poderá perceber, compreender e viver de forma genuína a festa do Natal.
É cada vez mais impressionante como as pessoas vivem a festa do Natal, desligando-a da celebração que ela efetivamente traduz: a encarnação de Deus. A mentalidade profana e a sociedade mercantil em que vivemos pretendem fazer do Natal uma festa da família, ou uma comemoração aniversaria, ou simplesmente uma festa da solidariedade. Mas a verdade é que o natal é mais, muito mais que tudo isso.
A encarnação de Deus é um mistério e um acontecimento único, grande demais para ser esquecido ou ignorado. Afinal de contas, Deus, o nosso Deus, criador de todas as coisas, fez-se homem e habitou entre nós. Mais até que a simplicidade do presépio e do ambiente humilde em que é representado o acontecimento, devemos destacar o acontecimento em si mesmo. Tenha acontecido da forma e na data em que imaginamos ou não, a verdade está no acontecimento em si mesmo: Deus habitou entre nós.
Para receber e acolher tão ilustre presença no meio de nós, é urgente “vestir o fato novo”, e por isso a conversão do coração. Não desperdicemos esta tão bela oportunidade de nos encontramos com Deus de rosto limpo e alma purificada. No dia 11 de Dezembro teremos um especial momento para esta conversão com a Celebração penitencial que acontecerá às 21h00 na igreja paroquial. Na continuação da mesma, no dia 24 às 23 horas celebraremos a chegada de Deus entre nós.
Celebre o Natal! Mas celebre bem.


29792767_1768087753230593_4511477263111290880_n.jpg

Agenda de eventos

Assine o Jornal das Cortes AQUI!

Por apenas 15€ por mês (nacional) ou 25€ (estrangeiro)

Descubra mais na edição em papel do mês de Abril:

- Terrenos estão a ser limpos

- Serões literários ou a literatura

- Semana de leitura na Casa-Museu

- "As aventuras de Leo e a Pura Energia"

- "Uma história da Imprensa de Leiria

- Interclubes a caminho da final

- Grota atrai turistas

 

E muito mais! Assine o Jornal das Cortes e receba todos os meses, em primeira mão, o melhor da freguesia.

geometriadomovelweb.jpg