A chuva marcou o fim-de-semana da festa em honra da Senhora do Monte mas não estragou os planos da organização. Mais de vinte e cinco pessoas amigas, na maioria mulheres, voltaram a meter as mãos-à-obra para manter esta tradição no alto do monte, nos dias 2 e 3 de Abril. O tempo cinzento foi o único ponto considerado menos positivo pela organização que destacou a ajuda habitual de todos os amigos da Senhora do Monte e da Abadia e agradeceu a quem contribuiu de alguma forma para a realização desta festa. 

“Uma tradição que não pode deixar de se realizar, porque gostamos do local e sempre crescemos a ver os entes queridos a fazer esta festa”, é como justificam todo o empenho que têm ano após ano para realizar este evento. Estes amigos da capela e da santa do alto da freguesia têm também como objectivo juntar os conterrâneos, animar o local e angariar dinheiro para “melhorar a capela e o salão”. 

Muitos continuam a ser os que vão neste fim-de-semana à Senhora do Monte para momentos de convívio no restaurante ou no bar, bem como aqueles que vão para assistir à missa e participar na procissão. No entanto, este ano, por causa da chuva, não houve os habituais grupos a fazerem piqueniques espalhados pela serra, que já vão sendo também parte da tradição destes festejos. O sábado foi marcado pelo convívio, com abertura do arraial a meio da tarde, restaurante e actuação dos N’ASA que animou o salão pela noite a dentro. O programa de domingo começou com alvorada às nove da manhã mas também se estendeu até à noite. Ao meio-dia o padre Rui Acácio celebrou a missa dentro da capela, por causa do mau tempo, mas isso não impediu que o espaço fosse pequeno, que várias pessoas ficassem a assistir do adro, que a procissão saisse e fosse distribuiído o pão. A tarde foi animada com a fanfarra Notas Soltas e com o organista Isidro Alves, e houve ainda uma aula aberta de zumba com o instrutor Rui Cordeiro, na qual, apesar da chuva, participaram várias mulheres.


capa_abril.jpg

A edição em linha do Jornal das Cortes é actualizada a partir do dia 15 de cada mês.

 

Assine já o Jornal das Cortes ao clicar AQUI!

NÃO FALTE!

agenda_trilhosloucos.jpg

Agenda de eventos

m_tenda.jpg