O restauro do Edifício da Quinta da Cerca, nas Cortes, bem como de toda a área envolvente (estrada e parque), um auditório para os Pousos ou o arranjo do Solar da Barreira, são apenas algumas das ideias.

 

Mesmo antes de começar a apresentar o orçamento para o ano que acabou de começar, o executivo da União das Freguesias de Leiria, Pousos, Barreira e Cortes alertou que, devido à austeridade que veio para ficar no país, 2015 “continuará a ser um ano de estrangulamento financeiro para a Administração Local”, e portanto, também para a população no geral.

O documento - que termina com o simpático valor de três milhões, cento e setenta e seis mil, trezentos e cinquenta e seis euros e vinte e oito cêntimos - contabiliza todas as intenções da Junta em fazer evoluir as freguesias, especialmente Pousos, Barreira e Cortes, uma vez que a Câmara Municipal se encarrega da maior parte das questões de Leiria.

Há no entanto algumas intenções que saltam mais à vista, comparando com o ano passado. É o caso da medida de incentivo à natalidade em que a Junta se propõe a oferecer, durante um ano, uma mensalidade de 100€ em serviços a uma família carenciada, ou seja, não dá o dinheiro mas pode por exemplo, pagar a cresce da criança desde que não exceda esse valor. Uma medida com capacidade para dez crianças no máximo. O apoio a teses de doutoramento que pretendam estudar a história de uma das freguesias da união, escolhida em concurso, está a suscitar curiosidade entre os alunos da zona.

Mas há mais. Este ano a Junta quer recuperar o Prémio Korrodi, uma iniciativa bienal da Junta de Freguesia de Leiria que visa incentivar a construção e reconstrução, e que deveria de se ter realizado pela sexta vez o ano passado. Requalificar o património com valor histórico/cultural ocupa uma grande fatia das despesas, bem como a conservação e reparação de escolas, os arruamentos, viadutos e obras complementares, a manutenção de instalações desportivas, algumas iniciativas culturais e apoio às colectividades e instituições sem fins lucrativos. Em todas as freguesias serão colocados novos abrigos para os passageiros nas paragens de autocarros, renovadas as placas informativas, beneficiados os cemitérios e incentivado o combate à solidão dos idosos com várias actividades.

A ser cumprido, os Cortesenses não deverão ficar muito insatisfeitos com o plano previsto. Entre outras acções mais banais como tapar buracos, colocar alcatrão ou tratar de problemas entre vizinhos, na gaveta das actividades para as Cortes está a requalificação do telhado da Quinta da Cerca bem como de todo o espaço envolvente (estrada e parqueamento), do edifício da sede da Junta, do polidesportivo, do parque infantil da Senhora do Monte e das casas-de-banho do mercado semanal e do cemitério das Cortes. O mais prometedor para os Pousos será garantidamente a construção do tão desejado auditório, para o qual a população em causa já tanto trabalhou, bem como a requalificação dos campos de futebol e a construção e manutenção dos jardins. O Solar da Barreira terá também uma nova vida, a par do polidesportivo que nos últimos anos tem estado ao abandono e do Jardim do Visconde. Em estudo, e ainda apenas em estudo, estão também evoluções significativas para os lugares, como uma possível praia fluvial nas Cortes ou um campo de futebol praia nos Pousos.

 

Uma freguesia de todos

Apesar de ter sido sempre publicamente contra a União de Freguesias, este executivo, liderado por José Cunha e com Luís Gaspar a representar as Cortes, tem como um dos principais objectivos fomentar essa ideia de união e pertença de freguesia. Já foram debatidas várias ideias de tornar essa identidade mais possível, sendo que, para já, foi criado um site comum. www.uf-lpbc.pt é um sitio online amplo, onde os cidadãos podem fazer coisas tão variadas como ler a história das freguesias, conhecer as pessoas que fazem parte da Junta, queixar-se de alguma coisa que tenha acontecido na sua rua, responder a sondagens ou até ter acesso a documentos importantes sobre burocracias. P.G.


capa_marc.jpg

A edição em linha do Jornal das Cortes é actualizada a partir do dia 15 de cada mês.

 

Assine já o Jornal das Cortes ao clicar AQUI!

NÃO FALTE!

CBrisas.jpg

Agenda de eventos

March 2017
Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
manetaWEB.jpg