Imagens de Memória

Maio representa para muitos cortesenses o mês de oração e adoração à padroeira das Cortes, Nossa Senhora da Gaiola, e como tal nesta edição tirámos da gaveta uma fotografia alusiva à data. Captada há cerca de 35/40 anos antes de uma procissão da festa em honra de Nossa Senhora da Gaiola, esta fotografia foi partilhada connosco pela colaboradora do JORNAL DAS CORTES, Helena Brites, a quem desde já agradecemos. 

Do lado esquerdo temos a Helena do Velêz, como é conhecida, ao centro a nossa colaboradora, do Alqueidão, que nesse ano era pela segunda vez mordoma, e do lado direito a Edite Magro, da Reixida. 

Helena conta que nessa altura as mulheres levavam meninos porque por vezes faziam promessas como por exemplo ser mordoma quando acabassem de pagar a casa, entre outras. “Nesse tempo”, em que ainda havia poucos mordomos, menos que agora.

Curiosamente, Helena Brites guarda ainda um pão do tempo em que foi tirada esta fotografia, em que já era oferecido embrulhado num saco de plástico. É com admiração que o mostra, sendo que passados todos estes anos está obviamente duro, mas sem uma ponta de bolor, como frequentemente acontece com a maioria dos pães.

Se é por ter sido benzido ou ser de Nossa Senhora não se sabe, certo é que se o leitor quiser, a título de curiosidade, pode guardar um dos pães que vão ser distribuídos nesta festa e esperar para ver o que lhe acontece com o tempo. Já agora aproveite e partilhe connosco as fotografias antigas que tem tiradas nas cerimónias ou arraiais antigos desta festa. 


capa_nov.jpg

A edição em linha do Jornal das Cortes é actualizada a partir do dia 15 de cada mês.

 

Assine já o Jornal das Cortes ao clicar AQUI!

NÃO FALTE!

Sem imagens

Agenda de eventos

December 2017
Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
geometriadomovelweb.jpg