assiste

 

Desde Janeiro que [na ASSISTE] dedicamos um dia por mês a um país diferente dando a conhecer a sua história, gastronomia, cultura e cidades. Este mês foi dedicado a Portugal e visto haver tantas traições que desconhecemos do nosso próprio país, realizaram-se várias actividades alusivas ao tema, durante todo o mês.

Os idosos realizaram as tradicionais marchas populares, como já é habitual todos os anos, e confeccionaram diversos trabalhos manuais alusivos aos Santos Populares.

No dia 19 de Junho receberam a visita do Grupo de Cantares do Cascuz do Centro de Apoio Sócio-Cultural Zambujalense, que almoçou na Assiste. A tarde ficou por conta dos cerca de 30 artistas que cantaram muitas músicas tradicionais e que ainda nos ofereceram um papagaio e ensinaram como brincar com ele ao vento.

No dia 23 os idosos descobriram e partilharam várias tradições portuguesas. Iniciaram o dia com a visualização de alguns vídeos alusivos ao país, conhecendo e reconhecendo os seus pontos turísticos, monumentos, cultura, tradições e costumes. Da parte da tarde, e como não há nada mais português do que o Fado, os idosos assistiram a uma tarde de Fados na companhia da Santa Casa da Misericórdia de Leiria e da Liga Social e Cultural Campos do Lis. No palco estiveram os fadistas Carmen Dolores e Orlando Chareca, na guitarra portuguesa Joaquim Rocha e na viola de fado António Cândido. Ao lanche não faltaram os tradicionais pastéis de nata, arroz doce, bolo das festas, bola de carne e pão com chouriço. A Assiste agradece desde já a todos os artistas que nos animaram a tarde e a todos os que nos presentearam com um doce tipicamente Português.

No dia 24, dia de São João, realizou-se uma sardinhada na Assiste. Da parte da tarde, os utentes do Centro de Dia, deslocaram-se à ADESBA -  Associação de Desenvolvimento e Bem Estar Social da Freguesia da Barreira, para assistir a uma acção de aconselhamento para a adoção de medidas preventivas e comportamentos de autoprotecção. A Accão foi realizada por uma agente da PSP de Leiria. Depois do lanche houve ainda tempo para visitar alguns conhecidos e conhecer as novas instalações da instituição.


capaJulho.jpg

A edição em linha do Jornal das Cortes é actualizada a partir do dia 15 de cada mês.

 

Assine já o Jornal das Cortes ao clicar AQUI!

NÃO FALTE!

fONTES2017.jpg

Agenda de eventos

July 2017
Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
mobilWEB.jpg