incendiocapa

Cerca de dois hectares de mato e eucaliptal foram consumidos pelas chamas, na manhã de domingo, dia 2 de Agosto, no Calvário. 

Dez anos depois daquele que foi considerado pelos Bombeiros como o “Inferno de Leiria” que queimou quase toda a área verde existente na freguesia das Cortes, desde o Calvário à Senhora do Monte, muitos foram os cortesenses que regressaram ao local com as mãos na cabeça e que agora voltam a temer o pior.

Apesar do calor característico destes dias de verão, o fogo alastrou pouco devido “à ausência de vento”, por estar “a descer um vale” e porque os Bombeiros actuaram rápido. 

 

O alerta foi dado dez minutos antes do meio-dia e pouco depois, por volta do meio-dia e meia, o Posto de Comando no Local já estava a dar indicação do fogo estar apagado. Estranhamente, pouco tempo depois de já estar tudo completamente apagado, e quando os bombeiros se preparavam para desmobilizar, apareceu uma nova frente de incêndio “uns cinquenta metros à frente da área que tinha sito toda apagada”, de acordo com o Oficial no local. 

Ao todo, no local, estiveram 5 corporações: Bombeiros da Maceira, da Ortigosa, da Batalha, Voluntários de Leiria e Municipais de Leiria; num total de 93 operacionais, apoiados por 28 meios terrestres e 2 meios aéreos.

 

incendio1incendio2

incendio4

incendio5

 

São coicidências a mais...

(...) este ano o incêndio de 2 de Agosto queimou quase dois hectares no Calvário, há 10 anos, a 3 de Agosto de 2005, começou um outro incêndio que ficou conhecido como o "Inferno de Leiria", começando também no Calvário, direito à Abadia e à Senhora do Monte, queimando mais de 550 hectares de terra... e, há doze anos, a 3 de Agosto de 2003 começou um outro em direcção à capela da Senhora do Monte. 

 

Dois leitores do JORNAL DAS CORTES partilharam dois momentos distintos relacionados com este incêndio:


capa_nov.jpg

A edição em linha do Jornal das Cortes é actualizada a partir do dia 15 de cada mês.

 

Assine já o Jornal das Cortes ao clicar AQUI!

NÃO FALTE!

Sem imagens

Agenda de eventos

December 2017
Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
m_tenda.jpg