okfilarmonica

O relato de uma viagem ao país vizinho, tão esperada pelos músicos, familiares e amigos da Filarmónica das Cortes.

No dia 28 de Agosto demos, finalmente, inicio à tão desejada viagem. Finalmente retribuir a visita aos nossos amigos da Filarmónica de Xinzo.
Saímos das Cortes com paragem marcada em Viana do Castelo, tínhamos em mente uma visita surpresa ao nosso conterrâneo, o bispo D. Anacleto de Oliveira.
Estávamos em horário de almoço, sendo que D. Anacleto, não contando connosco para almoçar, se prontificou em pagar-nos o almoço, mas não era necessário, pois íamos preparados para um piquenique nas matas da casa episcopal.
Ficámos a saber que fomos a primeira filarmónica que o cumprimentou na sua residência tocando-lhe uma marcha, fazendo-o recordar os seus tempos de infância e da sua terra natal.
Saímos de lá satisfeitos e com algumas promessas na algibeira.
O destino era Xinzo, Ponteareas, sendo que pelas 18 horas locais já nos encontrávamos junto ao município espanhol para sermos recebidos pelo Sr. Alcaide, por parte da sua comitiva, assim como, pelos representantes do turismo e cultura.
Seguimos para o hotel que os nossos amigos tinham reservado para nós. Percebemos desde logo que tudo tinham feito para que nos sentíssemos bem. Estavam, de facto, empenhados em nos proporcionar bons momentos e conseguiram.
No Centro Cultural de Xinzo, sede da filarmónica anfitriã, tivemos a oportunidade de jantar e conviver com os músicos e dirigentes.
Regressámos ao hotel, mas poucos foram dormir, pois a noite ainda era uma criança e havia que aproveitar.
No dia seguinte, após um difícil despertar, estavamos todos prontos à hora marcada para uma visita guiada pela região. Tivemos a oportunidade de visitar o Convento de Canedo, tendo sido carinhosamente recebidos pelo frade franciscano, que nos deu a conhecer a historia do convento, sendo que a mesma foi tão interessante que por pouco íamos perdendo um músico para o convento ganhar um frade.
Tivemos ainda a oportunidade de visitar um estância termal, em Mondariz Balneareo, naquele que é o concelho mais pequeno de Espanha e que D. Dinis escolheu para se casar com a Rainha Santa Isabel.
Fomos presenteados com a sua famosa Paelha, junto ao rio Tea, onde fomos a divertidos banhos, na sua praia fluvial.
Somos músicos e estávamos lá para tocar, foi isso que fizemos na Praça Mayor de Ponteareas. Saindo do edifício do município, fizemos um desfile pelas ruas da cidade, partilhámos o palco com a Banda Xuvenil de Xinzo, tendo sido aplaudidos de pé e garanto-vos que não foi apenas pelos muitos amigos cortesenses que fizeram questão de estar presentes.
A noite tinha tudo para ser uma grande noite e após um jantar bem regado, havia cantoria e animação entre todos. O convívio estendeu-se pela madrugada fora.
No domingo, de malas feitas e vestidinhos para participar na procissão, deixámos o hotel e seguimos rumo a Xinzo. Já se sentia que estávamos prestes a regressar a Portugal, por isso havia que aproveitar bem o dia que restava. Após a procissão, realizámos um pequeno concerto no largo frente à igreja e à sede da filarmónica.
Fomos convidados para almoçar em casa de cada um dos músicos e directores, que nos receberam de coração aberto e muito nos mimaram.
Satisfeitos com o almoço e regalados com tanto mimo, era cada vez mais difícil a despedida, mas tinha que ser.
Tirada a foto de grupo, havia apenas muitos beijos e abraços para trocar entre todos. Ficou a saudade e a esperança de repetir.
Regressámos cansados, mas ainda com energia suficiente para cantar durante toda a viagem do autocarro que foi conduzido pelo bom motorista, ainda com raízes nas Cortes.
Esperamos ter muitas viagens e convívios assim para contar e recordar.
Viva a Filarmónica das Cortes!

 

Espreite as fotografias tiradas pelos músicos no link: https://www.facebook.com/media/set/?set=a.976696079036435.1073741865.562363107136403&type=3.


capaJulho.jpg

A edição em linha do Jornal das Cortes é actualizada a partir do dia 15 de cada mês.

 

Assine já o Jornal das Cortes ao clicar AQUI!

NÃO FALTE!

fONTES2017.jpg

Agenda de eventos

July 2017
Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
m_tenda.jpg