“Brinquedos de plástico da região de Leiria – 1930 a 1980” foi a exposição que esteve patente no Edifício Banco de Portugal, em Leiria, de 11/07 a 29/08, numa iniciativa da Câmara Municipal de Leiria, com peças e documentação dos coleccionadores Carlos Anjos e Carlos Magalhães.

 

Brinquedos1 1
Esta mostra fez sobressair a importância que a região de Leiria teve e continua a ter enquanto principal pólo nacional de fabrico de brinquedos e artefactos em plástico, e, para enquadrar a produção Leiriense no contexto nacional, os coleccionadores reuniram também peças de fabricantes de outras regiões igualmente importantes, como Viana do Castelo, Guimarães, Porto, Valongo, Gaia, Espinho, Estarreja, Águeda, Figueira da Foz, Lisboa, Faro e Loulé.

 

O distrito de Leiria foi o que mais se destacou na produção de brinquedos em polímeros seminaturais e sintéticos, como o celuloide, a baquelite e o polietileno.

Pontificaram fábricas nos concelhos da Marinha Grande, Caldas da Rainha, Batalha, Porto Mós, Peniche, Pombal e em diferentes localidades, como Marrazes, Azoia, Gândara dos Olivais, Pousos, Andrinos, Colmeias, Barosa, Picassinos, Meirinhas, Barracão, Guarda Nova, Casal dos Ossos e Parceiros.

Algumas ainda estão activas, embora tenham revertido a sua produção para outros sectores da indústria, nomeadamente o das embalagens e o das películas, como por exemplo Plásticos Santo António, Faplana, Baquelite Lis, Júlio Octávio Ferreira, S.I.E., Plastidom e Motassis.
Outras como Nobre & Silva, FABAL, M.A.P., U.P.L.A, FLP, Ruano, Edmar, Valverde, Michelles, Plásticos da Batalha “AVIS”, D. Dinis, Plásticos do Lena, Plástiguel, J.Jorge Caseiro-”Lisbonecas” Vinilarte, Fábrica de Plásticos Mundial, Jóia, Mirita, Plásticos Rainha Santa, Jalfe, há muito que fecharam as portas por terem falido ou por falta de rentabilidade.

A mostra, que abrangeu as décadas de 30 a 80 do século XX, estava distribuída por fabricantes da região e incluía brinquedos, equipamentos (máquinas e moldes), documentação (catálogos, rótulos, cartazes e fotografias). Numa das salas estiveram patentes peças e fabricantes de outras regiões do país. 


capa_nov.jpg

A edição em linha do Jornal das Cortes é actualizada a partir do dia 15 de cada mês.

 

Assine já o Jornal das Cortes ao clicar AQUI!

NÃO FALTE!

Sem imagens

Agenda de eventos

December 2017
Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
mobilWEB.jpg