Vinte e dois jovens, nascidos nos lugares da freguesia das Cortes em 1996, juntaram-se e fizeram a Festa em honra de S. Sebastião, a 23 e 24 de Janeiro.
Com um cartaz modesto provaram ser possível atrair largas dezenas de conterrâneos e forasteiros sem grandes excentricidades.

 

Dois dias de festejos
O programa foi definido apenas entre as seis da tarde de sábado e as oito da noite de domingo, mais curto que o habitual, para facilitar a vida aos jovens que estudam longe e simplificar a organização. Uma mudança que não afetou a grande afluência à festa, onde até se acabou a imperial a meio da primeira noite, e que mereceu vários elogios, dos quais se destaca o do pároco Rui Acácio que agradeceu o facto do grupo se ter empenhado pela paróquia e pelos paroquianos e felicitou os jovens pelo momento de convívio que criaram e por terem realizado um evento “simples, mas realista em relação ao verdadeiro espírito da festa”.
Desde meados de Outubro que a festa andava a ser organizada e há vários dias que se notava mais movimentação e animação à volta da igreja, mas os festejos só começaram oficialmente ao final do dia de sábado, 23. Às 19h00 foi celebrada a habitual missa do dia e, pouco depois, foi aberto o restaurante onde já faz parte da tradição juntarem-se vários grupos festeiros de anos anteriores.
A noite foi animada pelos “N´ASA”, num concerto marcado pela despedida do guitarrista Pedro Silva (o “Pe” para os amigos). A madrugada foi feita ao som do “DJ Jerónimo”.
O primeiro dia de festa só terminou já com o amanhecer do segundo dia, mas desta vez, não foram registados momentos de conflito nem a visita de autoridades, como acontece na maioria das vezes.
Já no domingo foi o restaurante que abriu as honras do cartaz, sendo que a missa foi celebrada depois de almoço, às 15h00. No altar, junto do padre Rui Acácio e dos acólitos, estiveram todos os jovens festeiros que participaram em vários momentos da celebração religiosa. A procissão, onde seguiram três andores com ofertas e a imagem de S. Sebastião, passou apenas pela rua da casa paroquial, em vez de descer até à Estrada da Ribeira, para não interferir com as secções e voto existentes na junta para as Eleições Presidenciais.
A tarde foi ainda animada com porco no espeto ao som de concertinas e da fanfarra “Notas Soltas”. O encerramento dos festejos estava marcado para as 20h00 mas o convívio prolongou-se pela noite e, antes, ainda foi feito o sorteio das rifas vendidas que deu o 1.° prémio à rifa número 481, o 2.° à 019, o 3.° à 813, o 4.° à 204, o 5.° à 875 e o 6.° à 677.

Uma festa “para repetir”
“O balanço é positivo, sem dúvida”, garantem os jovens que, a finalizar as limpezas e as contas da festa já confessam que se pudessem “era para repetir”. Sublinham o facto da festa ter estado “composta como há vários anos não estava”, também devido “ao tempo que ajudou bastante”. “Um desafio interessante” é como classificam esta responsabilidade que todos os anos é colocada nas mãos dos jovens que celebram vinte anos, especialmente por permitir “voltar a conviver com festeiros” que não viam há imenso tempo e “fortalecer laços de amizade”.
Muitos dos jovens estão a estudar noutros pontos do país e alguns já trabalham, o que se traduziu no maior desafio de toda a festa: “a maior dificuldade foi executar o planeado e conseguir compatibilizar a disponibilidade de todos para as reuniões, peditórios e afins”.
Os jovens aproveitaram o momento religioso para dizer obrigado e sublinhar a importância de “todos aqueles que mostraram disponibilidade e boa vontade para ajudar”.
Os agradecimentos ficam em especial para os pais e mães que apoiaram e ajudaram, à D. Idalina “pela incansável ajuda, por ser uma pessoa muito querida e uma cozinheira fantástica a quem se deve o sucesso do restaurante”, ao Caló por mais uma vez ter sido o campeão na venda de livros de rifas, 70 mais precisamente, e a todos os patrocinadores e particulares que deram um apoio importante a nível financeiro, em honra da festa e de S. Sebastião.

 


Espreite todas as fotografias desta festa AQUI.

 


 


21314802_1563076773731693_8977758524397739074_n.jpg

A edição em linha do Jornal das Cortes é actualizada a partir do dia 15 de cada mês.

 

Assine já o Jornal das Cortes ao clicar AQUI!

NÃO FALTE!

Sem imagens

Agenda de eventos

November 2017
Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
medicortesweb.jpg