As Cortes criou um grupo de trabalho para discutir a reorganização da União de Freguesias. A iniciativa acontece na sequência de uma moção apresentada por “um grupo informal de cidadãos dos Pousos, pela reorganização da União das Freguesias de Leiria, Pousos, Barreira e Cortes". A proposta foi apresentada e aprovada na última Assembleia de Freguesia, realizada a 22 de Setembro, na Barreira. Depois disso o presidente da Junta, José Cunha, apresentou a moção na Assembleia Municipal, para abrir o “período de debate e decisões legais”, e desde então que o assunto "está em cima da mesa".

 

Grupo nas Cortes
Por iniciativa das Cortes foi criado o grupo de trabalho para discutir as possibilidades da reorganização e defender os interesses dos cidadãos cortesenses. O grupo é composto apenas por membros cortesenses: da assembleia de freguesias, Artur Ferreira e Inês Lopes; bem como por elementos da lista vencedora das últimas eleições autárquicas do PS, José Carlos Carreira, Rui de Sousa e Hermenegildo; um elemento da Assembleia Municipal, Manuel Cruz; um elemento representante do CDS, Adélia Franco; sendo que também foram convidados elementos do PSD que não compareceram. O grupo juntou-se pela primeira vez na noite de 5 de Outubro, na junta cortesense, onde esteve também o presidente da Junta da União das Freguesias, José Cunha, e o representante das Cortes, Luís Gaspar.
“A decisão será sempre do Governo, não temos poder para decidir nada, o que vamos fazer é discutir e partilhar ideias… A moção é para que seja feita uma reorganização da freguesia, mas todos nós temos conhecimento que o propósito deles é os Pousos saírem da União… Nesse sentido, este grupo concorda em não se opôr à saída deles. Para as Cortes o ideal era voltar a ser só Cortes, mas em alternativa aceitamos ficar com Leiria e Barreira, ou, em terceira hipótese, só com a Barreira”, explicou o porta-voz do grupo de trabalho, Artur Ferreira.

 


Leia esta notícia completa na edição em papel do JORNAL DAS CORTES n.º347, de Outubro de 2016.

 


 


29792767_1768087753230593_4511477263111290880_n.jpg

Agenda de eventos

Assine o Jornal das Cortes AQUI!

Por apenas 15€ por mês (nacional) ou 25€ (estrangeiro)

Descubra mais na edição em papel do mês de Abril:

- Terrenos estão a ser limpos

- Serões literários ou a literatura

- Semana de leitura na Casa-Museu

- "As aventuras de Leo e a Pura Energia"

- "Uma história da Imprensa de Leiria

- Interclubes a caminho da final

- Grota atrai turistas

 

E muito mais! Assine o Jornal das Cortes e receba todos os meses, em primeira mão, o melhor da freguesia.

m_tenda.jpg