O tardar das chuvas típicas destes meses reflete-se na nascente do rio Lis.
Com ou sem água, a grota é um dos lugares mais visitados na freguesia.
Também por isso, merece um especial destaque nesta edição. 

Os poucos dias de chuva que se têm registado ao longo destes últimos meses do ano fazem-se sentir na nascente do rio Lis, nas Fontes.
Por lá ainda não houve o verdadeiro “rebentar da grota”, que costuma fazer aumentar substancialmente o caudal do rio, apesar de já ter aparecido água.
No final do mês de Novembro caíram as primeiras chuvas desta altura, que resultaram no aparecimento de água junto à nascente, que desceu o rio como que um pequeno ribeiro até se encontrar com as restantes nascentes e afluentes.
A chuva parou e a água desapareceu, naquela nascente que passa a maior parte do ano seca. Voltou a chover nos primeiros dias do mês de Dezembro e a nascente voltou a ter água, desta vez em maior quantidade e a nascer da terra com mais força.
Por ali já se considera que a grota tenha rebentado... mas ainda está longe do cenário de água abundante e barrenta que se regista todos os invernos, e que o ano passado aconteceu muito mais cedo, a meados de Outubro.
Certo é que, com ou sem água, muitos são os que visitam diariamente a nascente e muitos são os curiosos que vão acompanhando esta evolução da grota.
Por aquelas margens facilmente se encontram conterrâneos que confessam ir espreitar a nascente para ver quando tem água, em resultado das chuvas, outros admitem apreciar as plantas que ali nascem, há até quem visite o lugar apenas para ver se encontra uma das garças que por lá procuram alimento nesta altura do ano, e há ainda forasteiros que visitam este coração do Lis só pela curiosidade de conhecer o que lhes foi sugerido ou o que viram algures em fotografias.


capaJulho.jpg

A edição em linha do Jornal das Cortes é actualizada a partir do dia 15 de cada mês.

 

Assine já o Jornal das Cortes ao clicar AQUI!

NÃO FALTE!

fONTES2017.jpg

Agenda de eventos

September 2017
Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
mobilWEB.jpg