No último domingo do ano, na gala solidária re-alizada no teatro José Lúcio da Silva em Leiria, o João Sousa e Silva deu-nos uma grande lição de vida. Não se acomodou.
Com a audição a agravar-se, sem visão e com dificuldades em andar, aos 27 anos este doutorando, com origens na Reixida/ Cortes, não se resigna, não desiste de procurar os possíveis tratamentos que lhe possam salvar a sua audição.
No início de um novo ano, por todos os lados escutamos os votos e felicitações das mais simples às mais elaboradas, desejando que o novo ano seja melhor.
Até os nossos governantes procuram mostrar-nos que estão, pelo menos na sua opinião, reunidas todas as condições para que os próximos tempos sejam mais prósperos, onde quase todas as nuvens já passaram.
Parece que nos acomodamos aos votos de melhores tempos, na esperança de que, a partir do 1.º dia do ano, tudo se resolva com o “desejar”, sem pouco mais fazer por isso. Por vezes o pouco esforço que fazemos é o lamento de nada estar a ser feito. Esquecemo-nos que é pelo nosso trabalho, pela nossa acção na procura de atingirmos os nossos objetivos que nos colocam mais próximos daquilo que queremos, do que desejamos.
O João não se ficou pelo lamento da sua condição. Mesmo reconhecendo todas as suas dificuldades, ele faz-nos “envergonhar” dos nossos lamentos, da falta de sonharmos. De procurar, de trabalhar para criarmos um amanhã melhor, preferindo o esforço de um desabafo na companhia de uma chávena de café como se a culpa fosse de outros.
O caminho começa sempre por nós. Não basta desejar bom ano para que este seja melhor. É necessário que cada um faça a sua parte, colabore, participe.
O João tinha 11 anos quando lhe foi diagnos-ticada neurofibromatose de tipo 2, uma doença que lhe tirou a visão, que o incapacita de andar e lhe quer roubar a audição. Apesar de todas as limitações, tirou uma licenciatura e mestrado, além de estar a trabalhar, procura concluir o seu doutoramento. Não desistiu. Não deixou de sonhar. Trabalha para um amanhã melhor. Uma grande lição de vida!


capaJulho.jpg

A edição em linha do Jornal das Cortes é actualizada a partir do dia 15 de cada mês.

 

Assine já o Jornal das Cortes ao clicar AQUI!

NÃO FALTE!

fONTES2017.jpg

Agenda de eventos

July 2017
Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
mobilWEB.jpg