O homem do paleolítico descobriu as Cortes há mais de 300 mil anos (Quinta do Cónego). Os romanos passaram por cá (estação romana das camarinhas nas Fontes), D. Afonso Henriques terá confirmado a independência de Portugal, nas Cortes, na chamada batalha de Ourique, ou mesmo a mata real do reinado de D. Afonso IV, na nascente do rio lis. Mas, conhece as Cortes?

Não existe fim-de-semana que não se realize uma caminhada ou um evento cultural nas Cortes.

Sempre que caminhamos ou participamos num evento, percorremos espaços ricos em memórias históricas que criaram e continuam a criar a nossa identidade.

Em qualquer ponto ou em qualquer momento certamente que nos encontramos perante um passado recente que marcou momentos só nossos ou dos nossos, que nos precederam, e que melhor nos ajudam a conhecer a nossa terra.

Ao longo dos últimos tempos têm sido realizados diversos passeios temáticos, com percursos de visita aos locais históricos com esclarecimentos sobre os mesmos, assim como percursos dentro das nossas aldeias com explicações sobre a sua identidade e história.

São momentos, divulgados através do nosso jornal tidos como convites à população das Cortes e todos os que gostam de história, de oportunidades e experiências vividas junto dos locais aqui tão perto que apenas requerem de nós um pouco de curiosidade em conhecer e certamente um pouco de esforço trocando o comodismo de um sofá, por uma caminhada que até faz bem à saúde.

Além de uma riqueza histórica, pelos caminhos e carreiros das nossas serras, podemos desfrutar de uma paisagem e de uma natureza rica de aromas e luxuriante de cores e sons, com locais ímpares para num fim de tarde saborearmos um pôr do sol, tais como a Sra. do Monte ou Vale da Mata e terminar o dia num convívio de amigos numa das nossas associações ou saboreando o sabores das nossas cozinhas num dos muitos restaurantes das Cortes.

É bom viver e visitar as Cortes.

Perca-se por cá.


capafev.jpg

Agenda de eventos

February 2018
Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28

Assine o Jornal das Cortes AQUI!

Por apenas 15€ por mês (nacional) ou 25€ (estrangeiro)

Descubra mais na edição em papel do mês de Fevereiro:

- Associação de Caçadores: “a tendência é para isto acabar”

- Chove dentro da antiga adega cooperativa das Cortes

- Catarina Vieira é a Jovem enóloga do ano 2017

- Um ano depois da morte de Mário Soares

- Maria Júlia e Ermelinda Adro são as novas estrelas da TV a cozinhar para o país

- Refugiados da 2.ª Guerra Mundial nas Caldas da Rainha (1940-1946)

E muito mais! Assine o Jornal das Cortes e receba todos os meses, em primeira mão, o melhor da freguesia.

m_tenda.jpg