O plano de transformar a escola das Portelas, Reixida, num centro educativo é um dos grandes objetivos da Associação de Pais - importante pedra angular do ensino escolar na freguesia e elemento fundamental para o enriquecimento das Cortes.

A abertura de alguns centros escolares nas freguesias vizinhas apenas têm respondido às necessidades destas. Muito importante é que nas Cortes se saiba como criar as condições necessárias a um espaço que permita um ensino e uma vivência com qualidade de modo a garantir aos educadores e aos alunos a satisfação pela sua escola.

Ao apresentar um projeto no âmbito do Orçamento Participativo, junto do Município de Leiria, que acabou de noticiar que o irá aprovar, a Associação de Pais deu o primeiro grande passo para a transformação e criação das condições necessárias para a existência do centro educativo das Portelas e, não menos importante, garantir que as Cortes mantenha as suas escolas no futuro. A população escolar das Cortes tem-se mantido estável nos últimos anos. Contudo, também cabe aos cortesenses olhar para as suas escola e garantir que estas, onde todos aprenderam as primeiras letras, possam existir para os seus filhos e netos.

Actualmente, as nossas escolas, além de acolherem os alunos , oferecem uma diversidade de atividades enriquecedoras no âmbito do conhecimento e cultura preparando os alunos também ou melhor que as melhores escolas, com a preocupação de uma base cultural forte, sustentada pela sua participação e integração nas manifestações culturais locais e apoiada num corpo docente estável.

O sucesso deste centro escolar nas Cortes certamente que levará a que nos próximos anos a estrutura escolar, tal como a conhecemos hoje, apresente uma evolução de integração na comunidade local, através da criação de centros de formação de novas valências, onde todos possamos participar numa evolução formativa pessoal. Importante é preceber que com as crianças a estudar na freguesia, as Cortes é uma freguesia mais rica.


capafev.jpg

Agenda de eventos

February 2018
Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28

Assine o Jornal das Cortes AQUI!

Por apenas 15€ por mês (nacional) ou 25€ (estrangeiro)

Descubra mais na edição em papel do mês de Fevereiro:

- Associação de Caçadores: “a tendência é para isto acabar”

- Chove dentro da antiga adega cooperativa das Cortes

- Catarina Vieira é a Jovem enóloga do ano 2017

- Um ano depois da morte de Mário Soares

- Maria Júlia e Ermelinda Adro são as novas estrelas da TV a cozinhar para o país

- Refugiados da 2.ª Guerra Mundial nas Caldas da Rainha (1940-1946)

E muito mais! Assine o Jornal das Cortes e receba todos os meses, em primeira mão, o melhor da freguesia.

manetaWEB.jpg