As “Cortes” irá receber diversas obras no próximo ano que alterarão toda a sua estrutura de entrada, na Quinta da Cerca, e a dotarão de infraestruturas importantes ao bem-estar social e cultural.

Ao comemorar os seus 137 anos, a Filarmónica além de receber o apoio dos cortesenses para o início da sua nova sede e serviços de apoio às suas atividades de ensino, teve a presença do Presidente da Camara de Leiria, Dr. Raul Castro, que, e perante todos, se comprometeu a trabalhar para conseguir todo o apoio técnico e financeiro do Município para a realização desta obra, assim como iniciar o processo de cedência da utilização da superfície, para a construção destas instalações no espaço indicado na ex-Adega Cooperativa.

Mas a freguesia de Cortes, pode também ter mais próximo algumas das realizações à muito esperadas e consideradas estruturantes para o acesso ao lugar das Cortes, criando uma “sala” para bem receber quem nos visita.

Ao referir-se à Quinta da Cerca e ao acesso às Cortes, o Presidente da Câmara referiu-se também a algumas das obras que vão constar do orçamento da Camara para o ano de 2016, entre elas a construção do Posto Médico nos terrenos a sul do edifício da Quinta da Cerca o que obriga à retirada da casa mortuária para um espaço já contratualizado, mais perto da igreja, permitindo assim uma área mais reservada e mais digna em memória dos que partem.

Estas alterações obrigam à realização infraestruturas de acesso às Cortes, também estas já planeadas pela Camara, que prevê realizarem-se no próximo ano.
O acesso às Cortes passa a fazer-se por uma via dupla que se inicia numa rotunda a criar antes de chegar a Agricortes, na estrada nacional, cruzando a Quinta da Cerca até à ponte. Ponte esta que a Junta de Freguesia quer também ver alterada, com a criação de um passadiço, ficando a ponte só para a circulação rodoviária.

Poderíamos pensar que são muitas pretensões para um ano só. Mas se atendermos que as Cortes nós últimos anos apesar de terem elaborados projetos para melhorarem toda a área envolvente ao rio, tais como áreas ajardinadas, campo de jogos coberto e praia fluvial, tornando rio como o símbolo maior da nossa terra, então concluímos que estas são o princípio de uma série de realizações há muito esperadas pelos cortesenses e perante as quais nós devemos de trabalhar para que estas sejam mesmo uma realidade.


capaJulho.jpg

A edição em linha do Jornal das Cortes é actualizada a partir do dia 15 de cada mês.

 

Assine já o Jornal das Cortes ao clicar AQUI!

NÃO FALTE!

fONTES2017.jpg

Agenda de eventos

September 2017
Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
agenciafunerariaWEB.jpg