Paixão, morte e ressurreição de Jesus constituem o centro da fé e da liturgia da Igreja. Tudo radica na certeza de que Cristo Ressuscitou. E é a partir da ressurreição que compreendemos a paixão e a morte. Por isso, no dizer de S. Paulo, “se Cristo não ressuscitou é vã a nossa fé”.
Nascida de forma simples, a fé cristã passou da admiração e seguimento da pessoa de Jesus Cristo para a sistematização de uma doutrina e de um sistema religioso. Não vale a pena negar a evidência: ao longo dos tempos o sistema religioso foi-se constituindo e formando de forma tal que pareceu ir-se desviando do essencial e fundamental.
De facto, hoje poucos são os que sabem por que razões vão à missa. Mais do que ser por causa da ressurreição de Cristo, fazem-no por imposição legal e “cumprimento de preceito”. A maioria dos que se afirmam cristãos são-no por razões de tradição mais do que por convicção sobre a ressurreição de Jesus.
Na verdade, a razão da existência da Igreja, como instituição, da liturgia que celebramos e da fé que vivemos, está única e simplesmente na certeza desta realidade: Cristo ressuscitou.
Não deixa de ser estranho que, sendo esta a afirmação nuclear da fé, haja tão pouco interesse em estuda-la, compreende-la e conhece-la. Creio mesmo que se trata de uma afirmação que se faz de ânimo leve, sem se atender às inúmeras implicações que acarreta consigo. Desde logo o facto em si mesmo é de alcance incalculável e inimaginável, não pode por isso ser aceite de ânimo leve. Depois trata-se de um facto que revoluciona a história e está na base da Igreja. E, o mais intrigante, é que a maioria dos cristãos não se interroga, não questiona, não estuda.
Este mês será marcado pelo anúncio e pela celebração da ressurreição. Uma ocasião para festejar, sem dúvida, mas também para estudar de forma serena e séria o mesmo acontecimento. Esta será uma forma de formar a fé e ganhar mais convicções sobre aquilo que somos. Trata-se, afinal, de uma redescoberta da nossa identidade como cristãos. Não percamos a oportunidade.


56730576_2263891023650261_4367810035829440512_n.jpg

Agenda de eventos

Assine o Jornal das Cortes AQUI!

Por apenas 15€ por mês (nacional) ou 25€ (estrangeiro)

mobilWEB.jpg