procissao

A Procissão do Senhor dos Passos voltou a sair da igreja, apesar de não ter saído do adro. Uma tradição que se realizou desta forma díspar no quinto domingo da Quaresma, dia 15.

 

A encenação feita pelo Grupo de Jovens das Cortes – tanto dos intervenientes nesta passagem bíblica e como dos momentos vividos por Jesus antes da sua morte, nos nove passos/estações – tornaram a procissão num momento mais real. 

 

Patrícia C. Gonçalves

 

 

No dia 15, a celebração dos Passos marcou de forma singular a caminhada quaresmal. Com a aposta numa vivência diferente do tradicional, a procissão confinou-se ao percurso em volta da igreja. As estações foram encenadas pelo grupo de jovens e o tempo decidiu ajudar com uma esplêndida tarde de sol. O fato de a procissão ser feita em volta da igreja permitiu que alguns, sobretudo os mais idosos, pudessem acompanhar o percurso, por outro lado, não houve constrangimentos de trânsito e o ambiente foi mais acolhedor e mais de acordo com a meditação própria da celebração. O grupo de jovens esteve à altura e as encenações que nos proporcionaram ajudaram a reviver de forma mais realista o momento. Foi, por tudo o que se disse, um momento alto, muito especial e intenso para quem o viveu.

Padre Rui Acácio

 

Veja todas as fotografias destes eventos carregando AQUI.


29792767_1768087753230593_4511477263111290880_n.jpg

Agenda de eventos

Assine o Jornal das Cortes AQUI!

Por apenas 15€ por mês (nacional) ou 25€ (estrangeiro)

Descubra mais na edição em papel do mês de Abril:

- Terrenos estão a ser limpos

- Serões literários ou a literatura

- Semana de leitura na Casa-Museu

- "As aventuras de Leo e a Pura Energia"

- "Uma história da Imprensa de Leiria

- Interclubes a caminho da final

- Grota atrai turistas

 

E muito mais! Assine o Jornal das Cortes e receba todos os meses, em primeira mão, o melhor da freguesia.

manetaWEB.jpg