O Jornal das Cortes vai mudar os seus dirigentes. O projecto deve:
 
Entrada seta Cultura seta BANDA SINFÓNICA DA ASSOCIAÇÃO DE FILARMÓNICAS DO CONCELHO DE LEIRIA
BANDA SINFÓNICA DA ASSOCIAÇÃO DE FILARMÓNICAS DO CONCELHO DE LEIRIA PDF Imprimir e-mail
ImageA recém constituída Banda Sinfónica da Associação de Filarmónicas do Concelho de Leiria vai fazer hoje, 5 de Janeiro, a sua estreia, com o Concerto de Ano Novo, no teatro José Lúcio da Silva, em Leiria, às 21h30.
O programa do concerto é o seguinte:
"Diagram", de André Wagneim;
"Elegy for English Horn and Band", de Jack Stamp;
"Les tortueux méandres de la pensée", de Karim Maurice;
"Suite Française", de Darius Milhaud.
Os ensaios decorreram nas instalações das Filarmónicas dos Pousos e das Cortes e, finalmente, na última semana, no próprio teatro José Lúcio da Silva.
Os directores artísticos foram (são) o Maestro Alberto Roque, da Filarmónica dos Pousos, e o Maestro Paulo Salgado, da Filarmónica do Soutocico. O Maestro convidado para dirigir o concerto é Jean Sébastien Bereau (francês).
Os músicos intervenientes são oriundos das seguintes onze filarmónicas do concelho: Arrabal, 3; Bajouca, 4; Bidoeira, 7; Caranguejeira, 3; Chãs, 4; Cortes, 5; Maceira, 8; Marrazes, 3; Monte Redondo, 4; Pousos, 6; e Soutocico, 3. Total: 50. A estes 50, somam-se ainda dez Maestros das Filarmónicas do concelho, e há dois músicos convidados: Frederico Fernandes (corne inglês) e Ricardo Moreira (contrabaixo de cordas), num total de 62 músicos.

O PAPEL DA ASSOCIAÇÃO
A Associação de Filarmónicas do Concelho de Leiria obteve da Câmara de Leiria a cedência do teatro José Lúcio da Silva para este concerto e para mais dois, em 5 de Maio e 5 de Outubro, estes para a Banda Sinfónica ou para outras iniciativas musicais que a Associação determine.
Da Direcção da Associação fazem parte: Gabriel Vieira Pereira, da Filarmónica das Cortes; Rui Sampaio, da Filarmónica de Maceira; e David Cabecinhas, da Filarmónica da Bajouca. Mas, uma vez que vai haver eleições na Associação em 1 de Fevereiro próximo, será já a nova Direcção a decidir dos destinos da Banda Sinfónica e sua utilização nas datas agendadas (ou não) ou noutras iniciativas.
Se ainda ler este jornal a tempo, não deixe de participar no concerto.
Actualizado em ( 19-Fev-2013 )
 
< Artigo anterior   Artigo seguinte >
© 2014 Jornal das Cortes online
Joomla! é um software livre disponibilizado sob licença GNU/GPL.