Jan18 Presepio

 

Foi mais um mês de Dezembro e com ele o espirito natalício dos cortesenses esteve ao rubro.

Diversos foram os momentos que marcaram esta quadra que a todos faz sonhar e o Jornal das Cortes acompanhou tudo.

 

Grandes Presépios

As representações do nascimento de Jesus voltaram a surgir na freguesia. Dois presépios gigantes assinalaram mais um Natal: o presépio da população do Canto da Ribeira das Cortes, junto à Estrada da Ribeira e o presépio da igreja paroquial da freguesia, montado atrás do altar. Ambos mostram que o lado mais religioso do Natal não é esquecido.

 

Concerto

A Sociedade Artística e Musical Cortesense presenteou a freguesia com o melhor que faz: música. À semelhança dos anos anteriores, Banda Filarmónica e Grupo Coral fizeram do altar um palco e fizeram ecoar a música pela igreja paroquial das Cortes. Foi na tarde de 16 de Dezembro, nas Cortes.
As oficinas
Em 17, 18 e 19 de dezembro, realizaram-se na Casa-Museu João Soares mais uma edição das “Oficinas do Pai Natal”, programa de atividades destinado a crianças durante a pausa letiva. Ao longo de três tardes, cerca de 23 crianças participaram nas iniciativas propostas e que pretendem dinamizar a criatividade e imaginação, promovendo o convívio e hábitos de leitura. A Casa-Museu João Soares tem vindo a privilegiar as pausas letivas para oferecer um programa de atividades destinado a crianças entre os 6 e os 12 anos.

 

Pais Natal de vespa

À semelhança dos anos anteriores, também as ruas da freguesia ficaram pintadas de vermelho, com o passeio solidário do grupo Vespas à Nora. A tarde de sábado de 22 de Dezembro foi marcada pelo passeio de Pais Natal de mota.
O passeio começou com um encontro de vários grupos amantes de motas e um almoço-convívio no restaurante “A Forja”, na Amoreira. A tarde continuou no centro da cidade de Leiria e culminou com a entrega de presentes a uma instituição.

 

O surpreendente na nascente

Este ano também fomos surpreendidos por mais um marco natalício na freguesia que, de forma insólita, surgiu junto à nascente do rio Lis, na Grota. Um pequeno presépio feito de pedras ganhou forma graças à criatividade de António Moreira.
O momento foi eternizado numa fotografia e tornou-se viral pelos perfis de facebook dos cortesenses, simpatizantes e amantes da nossa freguesia e da nossa nascente.

 

As tradicionais fogueiras

Como não podia deixar de ser, o espírito natalício culminou com entardecer da noite de Natal.
Com convívio e partilha, as tradicionais fogueiras de Natal aqueceram os largos das aldeias e as populações da Reixida, das Fontes e de Famalicão juntaram-se para fazer cumprir esta bonita tradição secular.

 

 

 


Capa-Julho.jpg

Agenda de eventos

July 2019
Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
16
17
18
23
24
25
30
31

Assine o Jornal das Cortes AQUI!

Por apenas 15€ por mês (nacional) ou 25€ (estrangeiro)

mobilWEB.jpg